quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Conheça os males da vigorexia, a obsessão pelo corpo perfeito

A corrida pelo corpo perfeito já começou. Só que, na vontade de ficar em forma, tem gente que ganha em músculo, mas perde em saúde.

Não é fácil levantar a autoestima. O treino é puxado. A estudante Júlia Nunes não para. Aos 18 anos, tem um corpo de fazer inveja. Mas ela não está satisfeita: “Se cheguei até aqui, posso ir mais longe”.

Pode ser a hora de exercitar o limite. Júlia sabe que é bom ter cuidado. Mas na academia é comum aparecer aluno que quer superar a orientação do professor. É um risco.

É importante ter cuidado para que a busca pela saúde não vire obsessão e acabe comprometendo a própria saúde. Acontece quando alguém se olha no espelho e nunca fica satisfeito. Existe nome para isso: vigorexia.

Aí o músculo aumenta, mas não o suficiente. Não existe sobrecarga, existe o próprio reflexo. O professor de educação física Blemes Peisino passou por isso. Usou anabolizantes, ganhou volume e muito problema.

Difícil acreditar, mas ele era 10 quilos mais forte. E muito menos feliz. Agora já consegue olhar além do espelho.



A vigorexia é como a anorexia, só que o efeito é contrário. Se o anoréxico emagrece muito e ainda se vê gordo, o vigoréxico “estava sempre magro. Sempre me via magro”, lembra o estudante Roque Santos, que hoje pega mais leve. Não faz muito tempo, ele não tinha vida social: “Vivia no mundo da academia, com livros de musculação, a suplementação e a vontade de crescer”.

A recomendação médica para quem frequenta as academias é sempre o bom senso. Quem sofre de vigorexia deve procurar ajuda de um psicólogo.

Fonte : http://g1.globo.com/bomdiabrasil
Video: Daniele Azevedo

Nenhum comentário: